A Alma e a a Lição do Amor Incondicional
A Alma e a Lição do Amor Incondicional, foi embuida antes de nascer. E eu fui envolvido num Amor que não se explica, um Amor sem exigências, sem contratos, sem medos, um Amor que simplesmente é. Que acolhe, que sustenta, que culmina lá no plano espiritual, esse Amor era o ar que eu respirava, era o tecido da realidade. O Amor Incondicional era o centro de tudo.
E e por isso antes de mergulhar na experiência terrena, eu prometi a mim mesma, algo grandioso e profundo. Vou me aprofundar e aprender a amar assim. Sem condição, sem cobrança, sem forma, sem medo. Prometi que não viria a Terra apenas para ser amada, mas para me lembrar de como Amar, mesmo que não fosse compreendida.
Mesmo quando doesse, amar mesmo quando fosse mais fácil odiar, desistir, me fechar. Sabia que essa seria uma das lições mais difíceis. Que aqui nesse plano de densidade, o amor é ensinado como troca. Como necessidade, como carência, como dependência. Mas o Amor Verdadeiro é Liberdade. E é exatamente isso que o EGO teme.
2. A Alma e a a Lição do Amor quando Criança
A Alma e a Lição do Amor quando criança, me fez experimentar os primeiros choques, percebi que o Amor que recebia, estava sempre condicionado ao meu comportamento, as minhas palavras, as expectativas que eu atendia ou não. Com o tempo, comecei a aprender com o mesmo padrão. Amar para ser aceita, amar para ser escolhida, amar para não ser deixada. E foi assim que sem perceber, comecei a negociar a minha Essência em nome do afeto.
Como se Amor fosse algo que se ganha, e não algo que simplesmente flui de quem é inteiro. Foi aí que minha Alma começou a chorar por dentro. Não porque não era amada. Mas porque estava esquecendo de como se ama de verdade.
A Alma e a Lição do Amor Incondicional sabia que não depende de reciprocidade, não exige nada do outro. Ele nasce e vive dentro. É uma fonte que jorra porque simplesmente ele existe. E foi essa fonte, que prometi relembrar. Prometi que ao longo da vida, encontraria mestres disfarçados, pessoas que me magoariam, que me feririam, que me testariam. E que mesmo diante disso, eu tentaria amar, não por submissão, mas por transcedência.
3. A Lição do Amor Incondicional quando é Poder
Porque a Lição do Amor Incondicional, não é passividade, é poder. É poder de não se tornar aquilo que te machucou. O poder de manter a Alma limpa, mesmo diante a dor. Encontros vieram. Vieram como laços cármicos. Como familiares difíceis, como amores impossíveis, como traições, como rupturas. Em cada um deles, minha Alma foi testada.
Você ainda lembra do que prometeu? Ela perguntava, e nem sempre no início eu lembrava. Reagia, me fechava, acusava, julgava e depois no silêncio a verdade vinha. E eu entendia, essas pessoas não estavam aqui para me destruir, estavam aqui para ensinar Amar além do Ego mesmo que eu não receba. Amar mesmo que eu precise ir embora ou mesmo que eu não veja. Amar mesmo a mim mesmo em cada escolha.
Porque o Amor Incondicional começa dentro. Começa quando paramos de nos abandonar, quando paramos de esperar que o outro nos dê o que esperamos de nós mesmos. Começa quando acolhemos a nossa criança ferida com paciência. Sem julgamento. Quando respeitamos os nossos limites com Ternura.
É possível, amar verdadeiramente alguém. Se ainda odiamos partes nossas? E foi nesse ponto que a minha Alma gritou “antes de amar o mundo, ame-se. Ame suas sombras, suas falhas, ame a sua Luz. Ame até o que o mundo disse que era errado em você. Porque o Amor incondicional cura, quando começa em casa. Comecei então a paraticar esse Amor, não como um ideal perfeito, mas como uma decisão diária, perdoar quando fosse possível, silenciar quando fosse necessário, estender a mão mesmo sem retorno.
4. A Lição do Amor Incondicional é dizer Sim com Liberdade
A Lição do Amor Incondicional é dizer não com Amor, dizer Sim com liberdade. Sair de relações que sufocavam, mas abençoando a história vivida. Ficar em relações desafiadoras, mas escolhendo a presença, e não a SUBMISSÃO. Mas o Amor Incondicional não é deixar tudo passar, é enxergar o outro com Compaixão mesmo quando dizemos adeus. É entender que todo mundo está lutando com algo, que cada UM ama como aprendeu, que por trás das feridas, há almas tentando lembrar também que ninguém me devia amor, que ninguém me devia cuidado, que eu podia oferecer isso sem me perder, que podia AMAR SEM ME DIMINUIR, que podia dar sem esperar .
No tempo que podia me proteger sem fechar o coração. Porque o Amor Incondicional não é entrega cega. E sim entrega consciente. É doar com raízes e abraçar com discernimento. É saber quando dar espaço, quando se afastar, quando permanecer e deixar o Amor fluir, sem se violentar. Essa foi a grande virada.
Entender que o Amor Incondicional, não se opõe ao amor próprio,, ele o inclui. E por isso amar o outro também significa, colocar limites. Também significa dizer não com firmeza. Também significa se afastar. Quando o ciclo se fecha, o Amor que tudo aceita, que tudoengole, tudo tolera, não é Amor, é medo. Medo de ficar só. Medo de ser rejeitado. O Amor Incondicional ao contrário, é liberdade mútua. É desejar o bem do outro, mesmo que longe e torcer pela felicidade, mesmosem estar presente. É honrar a conexão, mesmo quando ela muda de forma.
5. A Alma e a Lição do Amor Incondicional ensina a curar
E quanto mais eu praticava a Lição do Amor Incondicional, mais eu curava. Curava os Traumas antigos, as expectativas irreais, as carências profundas, apegos doentios. Porque o Amor Incondicional não prende, liberta. E ao libertar o outro , ficamos mais leves, mais inteiros, mais alinhados. E quando isso acontece, o Amor verdadeiro realmente chega.
Não como tempestade, mas como um Sol sem escassez, mas como Presença. Um Amor que não precisa ser cobrado, que não cobra, que não dramatiza. Que não fere, que apenas é, como era nocomeça, como era noplano espíritual, comoprometi que lembraria de sentir.